quarta-feira, 27 de março de 2013

A saga do desconto - Parte 1

Um dos textos mais acessados no blog é disparado o que falo sobre a norma da ANAC que da um desconto de 80% em passagem aérea para o acompanhante de deficiente físico. Por ser pouco conhecida (apesar de ser de 1995), a norma gera muitas dúvidas sobre o procedimento e de onde buscar informações a respeito. Desde já alerto, reserve uma boa dose de paciência, pois não é nada fácil.

- Desconto de 80% em passagens aéreas.

Desde que publiquei o texto, não tinha tentado conseguir o desconto, mas agora resolvi fazer o teste na prática e contar por aqui passo a passo o que tenho feito nessa verdadeira saga em busca do dito desconto.

1º Etapa: Formulário MEDIF
Imprimir o MEDIF, Medical Information Sheet (É sheet, mas poderia muito bem ser shit pela chatice) é o primeiro passo. Você o encontrará (após muita procura) nos sites das companhias aéreas. Na GOL eu consegui achar, já na TAM precisei ligar e perguntar. É assim mesmo, as empresas fazem de tudo para esconder o melhor possível e dificultar ao máximo que você consiga o desconto. Certa vez uma atendente da GOL chegou a me dizer que tal benefício não era oferecido pela empresa. Como não? Isso é uma norma da ANAC e que eu saiba normas não são facultativas, valem para todas as empresas. Não desista na primeira negativa, a norma existe e não é raro encontrar funcionários despreparados que nem sequer saibam dela.

2º Etapa: Laudo Médico
Após imprimir o MEDIF e já ter adquirido as passagens (Sim, antes você deve comprá-las, a do deficiente e do acompanhante, pagar integralmente o valor e somente depois ir atrás do reembolso), o passo seguinte é o preenchimento. Os formulários mudam pouco de uma empresa para outra, geralmente possuem cerca de três a quatro páginas e são simples. A parte mais chata é ter que ir atrás de um médico para atestar a sua deficiência e preencher umas das páginas com as suas informações médicas e que você realmente precisa de um acompanhante para auxiliá-lo.

Aqui vale um breve esclarecimento, várias pessoas vieram me perguntar se qualquer deficiente pode conseguir o desconto, a resposta é não. Ele é válido apenas para deficientes que dependam do auxílio de outra pessoa, tanto é assim que na verdade o desconto não é na passagem do deficiente e sim na do acompanhante. Se a pessoa é cadeirante, mas se vira sozinho, nada de desconto. Ah! Mulheres grávidas e idosos tambem fazem jus a norma, mas atenção, cada caso é um caso. Para mais informações, segue o link: norma da ANAC.

3º Etapa: ...
Bom, é nesta etapa que estou atualmente. Já comprei as passagens, imprimi os formulários e fui ao médico. Ainda nesta semana pretendo ir ao aeroporto entregar o formulário na TAM, assim que o fizer, volto para contar as novidades.

Caso alguém já tenha passado por dificuldades ao tentar o desconto entre em contato comigo, dicas e sugestões são sempre bem vindas.

Antes de me despedir, um breve relato de algo que cada vez mais me deixa indignado. Desde o meu acidente em 2006, fiz todos os exames, cirurgias e consultas pelo Sarah. Somente fui acompanhado e consultado por médicos de lá, mas hoje ao me dirigir até o Sarah Centro aqui em Brasília, tive a lamentável resposta da assistente social que infelizmente um médico não poderia dar a simples assinatura no formulário e que eu teria que me dirigir a um médico particular. Ora, qual a dificuldade em abrir o meu histórico, ver TODOS os meus exames que ali estavam e dar a assinatura? O Sarah é ótimo, mas têm certas coisas difícil de entender

"If we really want to love we must learn how to forgive"
Madre Teresa

Na vitrola:

Nenhum comentário: